Brasília por cima: a imensa vista do mirante no coração do plano piloto

190

Brasília é uma cidade que conheço desde seus primórdios. No coração do plano piloto, a imensa torre de TV sempre atraiu meu olhar e a vontade de um dia subir no alto do mirante. Aproveitei minha última estadia na cidade e fui saciar está curiosidade.

DSC_0342

Estava hospedado nas proximidades da torre. Depois de uma caminhada de 20 minutos, cheguei na base da torre. O acesso ao mirante que está a 75 metros do solo é feito de elevador. A entrada é gratuita e o prazer do visual de lá de cima é estonteante.

DSC_0334

 

 

O dia estava impecavelmente sem nuvens. Eu e dezenas de turistas curiosos nos esbaldávamos com o visual de 360 graus. Podíamos avistar, com clareza, no imenso panorama, a Esplanada dos Ministérios, o Congresso Nacional, o estádio Nacional, o Autódromo Nelson Piquet, o Parque da Cidade e uma infinidade de outros locais da capital.

DSC_0345

A torre foi projetada pelo urbanista Lúcio Costa e inaugurada em 1967 com sua estrutura metálica de 224 metros de altura. Em frente a Torre, também temos a Fonte Luminosa. São dois mil ejetores de água que são ligados diariamente para deleite dos turistas.

DSC_0351

Após o almoço com minha filha Victoria, fui conhecer a Ermida Dom Bosco. Um local delicioso para caminhar e curtir um majestoso por do sol à beira do lago Paranoá. A Ermida é uma pequena capela construída em homenagem ao padre José Belchior Bosco – beatificado pelo Papa em 1962. Ele teria sonhado em 1883 que entre os paralelos 15 e 20 seria construída a “Terra Prometida”, exatamente onde Brasília está localizada.

DSC_0373

O projeto da pequena capela de mármore branco foi realizado por Oscar Niemeyer. Ela foi inaugurada em 1957, antes de todas as outras construções da capital. O templo é simples, porém possui uma força magnética poderosa.

DSC_0364

Em 2013, foi inaugurado no parque o Bosque Rio + 20, com cultivo de espécies nativas do cerrado. Os passeios e a tranquilidade são propícios para realizar trilhas rústicas pelo parque ecológico, deslizar de bicicleta pela ciclovia ou simplesmente ficar admirando e meditando diante do belíssimo final de tarde todo o esplendor do cenário.

DSC_0396

A profecia e sonho de Dom Bosco
“Entre os paralelos 15º e 20º havia um leito muito extenso, que partia de um ponto onde se formava um lago. Então, uma voz disse repetidamente: ‘Quando escavarem as minas escondidas no meio destes montes, aparecerá aqui a grande civilização, a terra prometida, onde jorrará leite e mel. Será uma riqueza inconcebível'”. O texto está exposto na porta da Ermida Dom Bosco.

DSC_0363

Veja meu instagram @verissimoarthur