As praias maravilhosas de Cabo Frio e a lenda da Nossa Senhora da Guia

A areia fina, o mar azul-turquesa e a rica história arquitetônica do município na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro

18544

Já estive muitas temporadas em Búzios (RJ). Desta vez, passei direto pelas areias escaldantes de Geribá, Ferradura e Ossos e decidi dar um rolezinho em Cabo Frio, também na Região dos Lagos. Minha primeira surpresa foi quando vislumbrei a praia da Forte. A areia fina e o mar azul-turquesa me seduziram. Uma das praias urbanas mais bonitas do planeta.
Captura de Tela 2016-10-20 às 9.27.41 AM

Reprodução / Instagram @cabofrio_rj

Fiquei nadando durante um bom tempo. Aproveitava a manhã esplendorosa. Poucos turistas disputavam a faixa de areia. A praia tem 7,5 km de extensão e no extremo esquerdo localiza-se o forte São Mateus. Ele foi construído pelos portugueses entre 1616 e 1620 com o objetivo de defender a costa brasileira dos ingleses, franceses e piratas que espreitavam a região.

DSC_5844Aproveitei o ensejo para almoçar na praça de alimentação que fica na parte central da praia do Forte. Depois de agasalhar o estômago, esperei o sol amenizar conversando com um local. Ele me indicou que do alto do morro, onde está erguida a singela capela de Nossa Senhora da Guia, e tem uma vista alucinante de Cabo Frio.

DSC_5834

Decidido, parti para a região central da cidade. Fui parar no Convento de Nossa Senhora dos Anjos que fica na base do morro da Guia. O local é um das joias da arquitetura religiosa do período colonial. Olhei para o alto e lá estava a capelinha encravada no topo da montanha. A subida é realizada a pé. A entrada de veículos só é permitida para o transporte de pessoas idosas ou portadores de necessidades especiais.

Iniciei minha romaria cheia de motivação e energia. A caminhada é íngreme e sinuosa, mas vale a pena cada centímetro da peregrinação. Quando pisei no topo onde está localizada a capelinha, fiquei durante um bom tempo degustando a brisa e o panorama. Apreciava a vista da ponta do Arpoador e a praia do Peró.

DSC_5852

A capela de Nossa Senhora da Guia foi construída pelo padres franciscanos em 1740. Muitas lendas e histórias fazem parte do imaginário local. Uma delas é que a imagem da santa, após ter sido colocada no altar do convento, aparecia no alto do morro. Mesmo sendo recolocada no local reservado, ela teimava em voltar para o topo da montanha. Só depois de sucessivas tentativas, decidiram construir a capela em homenagem a Senhora da Guia para colocar a imagem. Seria a vontade da santa.

DSC_5850

Praias
Existem praias maravilhosas em Cabo Frio. Além do Forte, recomendo as praias do Peró e das Conchas. As águas são cristalinas e o visual deslumbrante.

História
O convento de Nossa Senhora dos Anjos e o Museu de Arte Sacra ficam na base do morro da Guia. Ao lado da estrutura central, encontra-se o cemitério Franciscano e, no topo do morro, a capelinha de Nossa Senhora da Guia. Juntamente ao convento, essas construções compõem o conjunto arquitetônico mais importante da cidade em termos de patrimônio histórico.

DSC_5838

Me siga também no Instagram: @verissimoarthur